sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dicas para Viagem à Europa



Viajando para Europa - Curtindo o trajeto sem muito gasto


Recentemente viajei para Europa, uma experiência única, entretanto para quem nunca foi, acredito que algumas dicas são muito importantes:

Amsterdã - Holanda


Visto

Primeiramente devemos nos preocupar e fazer a primeira pergunta antes de comprar uma passagem à Europa. Preciso de Visto?
A resposta é não e sim. Ou seja, não precisa de visto anterior como é feito no EUA, entretanto, quando se chega na Europa é necessário de uma autorização, que na verdade é o nosso visto.
Como eu faço isso? 
Arrume uma pasta, pois vai precisar dos documentos bem organizados, pois muitos países da Europa, como Inglaterra, então se organize. Documentos obrigatórios:

  1. Seguro Viagem: Pode parecer besteira, "Ah. eu sou legal de saúde, vou economizar, nem pensar em eu passar mal do exterior". Para acabar com essa tese, eu falo "É obrigatório", ou seja, todos os países da Europa exigem o seguro saúde, apesar de isso não se refletir na entrevista do Visto já desembarcando no país, é uma coisa a se considerar, pois se eles sismarem que você é muito "feio" ou que parece com um terrorista idiota que gosta de se matar, poderá pedir e se você não tiver, ADEUS sonho Europeu. Então procure um lugar mais barato. NOVIDADE, para quem tem o cartão VISA/MASTERCARD Platinum de qualquer banco pode requerer no concierge requerendo o certificado schengen que é o necessário para entrada no país Europeu.
    Link para o cartão Platinum Visa: http://www.visa-platinum.com/br/beneficios
    Link para o cartão Platinum MasterCard: http://www.mastercard.com/affluent/br/pl/
  2. Hotel: Documento que reservou hotel. Reserve um hotel antes, não caia daqueles de mochileiro que não quer saber e vai procurar um hotel lá. Isso só funciona em filmes e o que é pior só funciona com Europeus e Americanos, que tem entrada livre em qualquer país. Para brasileiro não.
  3. Passagens: Você deve apresentar ainda sua passagem de ida e volta, pois eles querem saber quando você vai embora.
  4. Documentos comprobatórios: Não que precise, mas seria bom você levar algo indicando que vive aqui no Brasil, que não quer ir embora, que tem planos de viagem e outros. Então não se acanhe, leve os documentos nessa pasta, se precisar, está lá, senão, guarde que um dia precisará.

Procurando um Hotel


Achar um hotel na Europa é uma tarefa literalmente fácil. Entretanto, procure sempre hotéis próximos a metro, ou próximo a pontos turísticos, pois é lá que vai ficar a maior parte do tempo.
Posso dar as dicas, das cidades que fiquei:

Amsterdã: Linda cidade, alias a mais bela das que visitei. Um bom lugar para ficar é próximo ao museu Rijksmuseum, ou museu Van Gogh. É um ótimo local, pois possuem tram, que é uma espécie de metrô de superfície que é muito bacana. Da de visitar a cidade à pé.

Londres: Dispensa comentários meus, mas fiquei próximo ao palácio de buckingham. Ótimo local pois possui metrô próximo, entretanto, pode sentir um pouco se sua opção for balada, ai procure o lado de Piccadilly.

Paris: Em Paris, procure lugares próximos a um metro, e mais para o centro da cidade, um lugar bom de ficar à noite é na Champs Elysees, famosa avenida de Paris.

Dicas de sites, sem desmerecer, os preços mais baratos estão entre o Booking.com, Trivago, Hoteis.com e SubmarinoViagens em ordem de preço.
Achei os preços da Decolar bem mais caros, entretanto, a dica que dou é procurar um hotel que goste e sair procurando o mesmo hotel nos outros sites.
A diferença na verdade entre um site e outro é a forma de pagamento, onde a SubmarinoViagens se tornou a melhor opção se o seu caso é parcelar a compra ou pagar com cartão de débito.


Chegando na Europa


Chegando para a entrevista, por favor, "Não fique conversando um com os outros", ou seja, se for em grupo, mantenha a calma, não dê uma de brasileiro e saia puxando assunto com qualquer um pois somente nós temos esse carisma, e eles desconfiam de você.
Se somente um de vocês (em caso de ir em grupo) fala inglês, deixe apenas 1 entregar os passaportes e documentos, mesmo que seja 10 pessoas, pois isso demonstra que vieram em grupo. 
Uma coisa tem que ser dita e é muito importante: "Se não sabe inglês, não invente, diz que não sabe. Se alguém do seu grupo sabe, deixe ele falar e não faça perguntas, deixe para perguntar depois".
Pois, se ficar fazendo perguntas na frente da entrevista, poderá se dar mal.

Quando perguntarem quanto levou em dinheiro, se perguntarem, não minta, ele pode pedir para contar.
Pronto, passei, vamos para o próximo passo.



Procurar o que fazer na cidade



Todas as cidades, por mais remotas que pareçam possuem algum site ou roteiro de o que fazer.
Isso demonstra a enorme estrutura turística da Europa.

No caso de Amsterdã, vai ai algumas dicas retiradas do site: www.ducsamsterdam.net/




Chegando em Amsterdã, você pode escolher 3 opções para ir até o centro:
1 - ônibus
2 - Taxi
3 - Van

Se sua escolha por o ônibus, não se preocupe, nada de ficar com receio de estar andando em um caminhão de carregamento de porco, como é no Brasil, os ônibus em Amsterdã são os melhores já vistos e são muito rápidos e pontuais. Se você procurou no Google que chega em tal horário, será esse o horário que ele vai passar.
Veja, do Aeroporto Schiphol ao Museu Rijksmuseum, pegue o ônibus nº 197 , ele passa bem em frente ao aeroporto. Ai você se pergunta, e se a mala for grande? Ai no caso, aconselho a 2ª opção, por taxi. Não se preocupe, pois os taxis de Amsterdã não passam a perna em você então pode ir na tranquilidade.
Agora se for um grupo grande, na frente do aeroporto possuem as vans que pode se contratar e sairá muito mais em conta do que dividir os taxis.

Chegando no hotel, saia de lá o mais rápido possível e vai curtir o Rijksmuseum, é um ótimo lugar onde possui um lugar fabuloso para se tomar a famosa cerveja holandesa (Heineken ou Amstel).

Depois passeie pela cidade. Não se esqueça de conhecer, a experiência Heineken, muito bom lá.
Indico conhecer as lojas de Amsterdã, no centro perto de uma praça chamada "The Dam".
Aproveito, para indicar um lugar muito bom para comprar perfumes, mais que Londres e Paris, é nas "Pharmacy".

Na cidade, se quiser economizar a perna, poderá pegar um TRAM, é uma espécie de metrô de superfície, você pode pagar 8 euros por 24 horas, se compra em alguns pontos indicados no site www.ducsamsterdam.net/




Em Londres , como eu disse anteriormente, dispensa comentários, além dos lugares tradicionais como Big Ben, Palácio de Buckingham, Torre de Londres, indico lugares que talvez não esteja em seu roteiro mas que vale a pena. Piccadilly é um lugar parecido com a Times Square, muito bacana para quem quer comprar algo, mas também para quem quer sentar em um barzinho legal, comer algum lanche ou ir em alguma boate londrina.
Um lugar mágico que indico é em uma cidadezinha bem perto de Londres que da de ir de Trem, em apenas 40 minutos e ainda custa 8 libras. Chama-se Castelo de Windsor.
Desconsidere compras em Windsor, o lugar é magico e tem preços mágicos também :), até a comida é cara, mas o lugar compensa, pois é um castelo onde a Rainha visita nos finais de semana e de fato é muito bonito.





Em Paris, cidade mágica, muito bonita, aliás a mais visitada do mundo, segundo os parisienses. Mas, sempre tem um porém né. Ao chegar em Paris de trem, vindo de Londres, não tive uma experiência muito boa, parecia São Paulo, na 25 de Março. Cheio de malandro querendo oferecer uma Van. Para se ter uma ideia, o preço de dentro na estação, começou a 90 euros por carro, e chegou a 40 lá fora por carro.
Como eu achei meio bagunçado, preferi um taxi, mesmo dividindo e saindo 30 euros cada.

E não que taxi não seja bagunçado, pois os taxistas de Paris, parecem os nossos, alias, me senti no Brasil nesse aspecto em Paris. Taxistas querendo passar a perna em Brasileiro. Então tomem cuidado, eles inventam valores e passeiam pela cidade, acho que aprendemos com eles hahaha.

Prefiram então andar de metrô, pelo menos ninguém te passará a perna.
Paris é a cidade mais cara que visitei, desde metrô até os produtos. Entretanto, existem coisas que só paris tem, como loja da Disney para quem tem filhos rsss.

Ande pela Champs Elysees e beba o refrigerante mais caro que já encontrei na vida. 1 lata por 20 reais ehhe, isso porque o refrigerante lá é 6 euros.
Busque em frente ao Museu do Louvre um local para adquirir o city pass, é um ônibus que rodará com você por todos os pontos turísticos da cidade, com áudio traduzido em português. Ele possui algumas paradas onde pode descer e pegá-lo novamente logo após visitar o local.




Conclusão

Para gasto nas cidades contabilizem 40 euros por dia, é um bom valor, mesmo fazendo extravagâncias.
Com exceção de Paris, Londres e Amsterdã, tem um custo de passeio bem baixo, onde poderá usar bem seu dinheiro.
Visite a Europa, é um passeio que recomendo a todos, afinal, o velho mundo ainda continua sendo o nosso velho mundo.










Um comentário:

  1. Mto bom Padilha, gostei das "dicas da rodada" pra não ficar na mão, sempre é bom planejar-se e é claro conversar com quem já foi pra não ter dor de cabeça!

    ResponderExcluir